quarta-feira, 4 de março de 2015

Um desafio: fisgar a atenção das pessoas

Cada linguagem tem sua maneira ideal para prender a atenção de seu público

A atenção é única. Assistir um canal implica em abrir mão de outros

Olá

Na indústria cultural, concorremos pelo tempo e pelo dinheiro das pessoas. Não temos dinheiro para tudo e mesmo que sim, sejamos ricos (oba!), não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Podemos ler um livro e ver TV? Não. Podemos, sim, estar com o livro aberto e a TV ligada, mas a atenção não pode ser simultânea. É inerente do ser humano. Se desviamos o olhar da TV para o livro, deixamos de ver TV.

E, para ficarmos no exemplo da TV, numa grade de TV por assinatura, assistir a um determinado canal de filmes implica em deixar de assistir a outros tantos canais de filmes. A responsabilidade, neste caso, é de todos que participam da criação do produto cultural. Um guitarrista tem a mesma responsabilidade de um vocalista para a música ser de qualidade. Um ator deve ser muito bom em representar seu personagem, da mesma forma que o autor precisa ter um ótimo roteiro e a iluminação tem que ser bem cuidada.



Cada linguagem tem sua maneira ideal para prender a atenção de seu público. Músicas demandam técnicas diferentes de livros, que exigem caminhos diferentes de filmes etc, etc. De uma forma geral, é preciso atentar para quatro pontos:

O tema - Esse é um ponto chave, principalmente em livros, produções audiovisuais e cênicas. Um bom tema é um bom caminho para prender a atenção.

Publicidade - As pessoas precisam saber o que você está fazendo. Vender o peixe faz parte do negócio. Um bom tema só se vende sozinho se houver um pontapé inicial.

Qualidade - É fundamental. Um livro tem que ter bom texto, uma capa atraente e um título magnético. Uma boa música tem que ser feita por bons músicos, bons compositores, instrumentos afinados e de procedência. Um filme tem que ter um roteiro coerente, bons atores, um esquema de continuísmo atento, boa edição e fotografia…e principalmente a capacidade de emocionar. 

Acesso - Quais e quantos cinemas passam seu filme? É possível comprar seu livro facilmente? Dá para baixar a música no iStore ou no Google Play? Qual é o horário de visitação de sua mostra? O preço é adequado?

Voltarei ao tema nos próximos dias.

Curta nossa fan page e siga-nos no Twitter: @visibilidarte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...