Princípios EDITORIAIS

Sabe quando a gente vai ao Google em busca de informações diferentes sobre um assunto que você curte? O VisibilidARTE é um blog que tem objetivo de trazer informações sobre cultura, artes e entretenimento, sempre no enfoque de quem vive desses mercados. Diferente de um site ou uma agência de notícias, a ideia é publicar textos relevantes, diferentes e importantes.

A ideia é que a cada três dias, você possa ler um novo texto, com eventuais posts entre esses dias caso o assunto seja legal para divulgação. 

Aqui eu explico quais são os tipos de posts que você pode encontrar e qual é nossa linha editorial - sim, temos uma - bem como o que pode-se encontrar aqui neste blog. É como um manual do proprietário, em que as principais informações sobre como se usar estivesse sempre à mão.


Isso tudo é para que tenhamos uma relação duradoura, de credibilidade. Afinal de contas, meu melhor ativo não é seu page view - mas sua confiança em cada linha aqui escrita.


Eventualmente, podemos atualizar essa página - e informaremos a respeito.


Tipos de posts publicados pelo VisibilidARTE


Editoriais - nossa opinião em um post direto e comentado. São comentários pessoais de quem edita o blog - ainda que com base no que foi publicado pelo próprio blog ou na imprensa.


Análise - Post que analisa situações, contextos, fatos e cia, com enfoque técnico, com alguma dose de especulação (palpite), com muito menos opinião do que um editorial.


Clipping - Notícias veiculadas na imprensa em geral.


Post notícia - post elaborado pelo blog sobre algum fato que está sendo divulgado.


Reportagem (ou exclusivo) - Reportagem apurada pelo blog apenas, publicada com todos os elementos presentes num texto jornalístico.


Entrevista - Post que reproduz trechos ou íntegras de conversas com nomes do mercado cultural e da indústria do entretenimento.



Nós fazemos com gosto


  • Guest blogging - recebemos de bom grado e publicamos artigos de blogueiros convidados, sobre os temas aqui encontrados. Normalmente são convidados, não há transação comercial sobre esses posts e quando isso acontecer, o texto será identificado.
  • Textos analíticos - muito mais do que opinião, nossos textos analíticos têm como objetivo destacar aspectos do mercado cultural e de entretenimento que não são claramente perceptíveis a nossos leitores ou pretendem levantar questões que merecem debate.
  • Damos crédito às fontes - Fotos, vídeos, textos de outros autores... tudo o que não for gerado pelo blog terá espaço para créditos
  • Direito de resposta - se alguém se sentir atingido por algum post ou quiser posicionar-se a respeito de algo que não corresponda à realidade, fique à vontade, publicamos sua versão sem problemas.
  • Corrigimos nossos erros - se errarmos, faremos a correção da seguinte forma: o post antigo será mantido e uma observação do erro será incluída. Ao mesmo tempo, um novo post será publicado, já com a correção implementada. Caso seja necessário e indicado, podemos apagar o post errado - por exemplo, em caso de erros grotescos. No entanto, a remoção desse post será comunicada.
  • Tweetar os posts do blog - sim, se você quiser, poderá receber os tweets com os links.
  • Publicar conteúdos do blog na FAN Page - outra forma de se manter atualizado sobre o que está publicado no VisibilidARTE. Além disso, pode-se comentar e interagir a respeito do que está escrito lá.

Nós fazemos eventualmente
  • Posts Patrocinados - ou publieditoriais - Devidamente identificados, publicamos posts publieditoriais quando o produto ou a empresa que nos procura propõe algo que não vai de encontro a nossos princípios éticos e que seja alinhado com os interesses do blog. São posts pagos e informados aos leitores que se trata de um texto produzido mediante contrato.
  • Manifestar opiniões - ainda que um blog reflita basicamente a opinião de quem escreve, adotamos a linha de opinar apenas e realmente quando for necessário. Ou seja, uma opinião do blog será publicada apenas se a questão for relevante a ponto de suscitar um posicionamento claro do blog ou em caso em que o posicionamento se faz urgente.
  • Textos off-topic - dependendo do contexto, temas que não tenham relação direta com mercado da cultura e de entretenimento podem surgir na sua timeline - claro, isso com uma avaliação criteriosa e justificada.
Não fazemos de jeito nenhum
  • Apagar posts, ou tirar posts do ar - se não for causa de erros do blog, certamente não retiraremos posts do ar a pedidos. Entendemos que o que foi publicado deve ser corrigido, se assim for ao caso. A única exceção é nos casos em que a correção do texto não se faz suficiente para restabelecer a normalidade.
  • Posts pagos sem informar ao internauta - eventualmente publicamos posts pagos, mas certamente informaremos aos leitores, para preservar a credibilidade do blog.
  • Escrever posts editoriais altamente opinativos e que deprecia a imagem de qualquer pessoa. O blog pode até publicar posts críticos, mas não há ideia de criar textos que depreciem ou ataquem a imagem de qualquer pessoa (física ou jurídica).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...