terça-feira, 5 de maio de 2015

A origem de algumas músicas de abertura de programas de TV

Em muitos casos, as canções originais não são tão conhecidas do público e acabam sendo reconhecidas como "a música do programa tal"





Olá.

É muito comum ver pessoas se perguntando sobre a origem das vinhetas dos programas de TV. Em muitos casos, as canções instrumentais são compostas exclusivamente para as novas produções. Essas composições são registradas em nome das emissoras criadoras dos programas que irão ao ar.

Mas em alguns casos, nem sempre se consegue criar uma nova vinheta e algumas produções trazem na abertura e no encerramento trechos de canções que acabam trazendo uma certa familiaridade a alguns ouvidos. Em muitos casos, as canções originais não são tão conhecidas do público e acabam sendo reconhecidas como "a música do programa tal".

Essa prática é tão comum que até mesmo fabricantes de celulares entraram nessa onda. Veja abaixo alguns exemplos de vinhetas que surgiram de músicas já públicas. E se tiverem alguma correção ou sugestão, incluirei aqui sem medo.



Jornal Nacional - The Fuzz - Frank de Vol - A vinheta do jornal mais importante da TV Globo tem uma vinheta baseada em uma música comercial. E, segundo relembra o site Notícias da TV, a vinheta teve que ser feita às pressas, porque a composição feita especialmente para o jornal que iria ao ar pela primeira vez em 1969 havia sido rejeitada pela emissora.




Vinheta do calendário do SBT - Jamaican Girl - Love Unlimited Orchestra -"Nós somos o SBT, canal 11, Rio de Janeiro". Com essa apresentação (que variava, obviamente, de acordo com a emissora), o SBT criou uma das marcas da programação nos anos 80 e início dos anos 90. Canção da banda criada pelo cantor Barry White, a música Jamaican Girl faz algumas pessoas a recordarem da época em que assistiam saudosamente ao Programa Silvio Santos ou ao Viva a Noite. A música é da década de 70, do álbum "I wanna boogie and woogie with you".





Programa Amaury Jr. - Keep it Coming Love - KC and the Sunshine Band - O Programa Amaury Jr sempre muda as músicas das vinhetas de abertura e encerramento, mas sempre com uma mesma característica: músicas comerciais até mesmo bem executadas, como pano de fundo para suas entrevistas com celebridades. A mais conhecida e marcante foi esta, do grupo musical norte-americano que se destacou na década de 70. Numa época de discotecas, a banda emplacou muitos sucessos, mas aqui no Brasil, "Keep it Coming Love", virou sinônimo de balada VIP coberta pelo apresentador.



Video Show - Don't Stop Til You Get Enough - Michael Jackson/Maynard Fergusson - Essa é fácil. A música de abertura do Video Show bebeu dessa água. "Don't" Stop" foi a primeira música em que o cantor assumiu o controle criativo da composição, mas o trecho instrumental que ouvimos todos os dias desde que o programa foi ao ar, em 1983, está diretamente ligada ao trompetista canadense, que foi conhecido pelas diversas composições instrumentais. Veja abaixo os dois vídeos.






Nokia Tune - Grand Vals - Francisco Tárrega - Pois é, até a fabricante de celulares Nokia, vendida ano passado para a Microsoft, aderiu à moda. O ringtone mais famoso da empresa na verdade é um trecho de uma música já lançada. O Nokia Tune surgiu da canção "Grande Valsa", do músico erudita espanhol Francisco Tárrega e se tornou ícone da fabricante finlandesa. Por sinal, uma canção muito, muito antiga: foi escrita em 1902.




CQC - Top Five - Enter Sandman - Metallica - É hora do Top Five, quadro do CQC que mostra videos inusitados do que foi ao ar na TV? Saiba que a introdução do quadro está aqui. "Enter Sandman" foi um dos principais singles do álbum "Metallica", lançado pela banda norte-americana em 1991. 




CQC - Início do programa - Shoot to Thrill - AC/DC - A música que faz parte do álbum "Back in Black", da banda australiana de rock AC/DC também integra a trilha sonora do filme "Homem de ferro 2 (Iron Man 2)", mas quem sintonizar o CQC, logo no início do programa, vai perceber que a trilha de abertura é familiar demais. Tá aqui o motivo...



Gostou? Se conhece alguma vinheta e sua origem, mande um e-mail para blogvisibilidarte@gmail.com, ou pelo Twitter: @visibilidarte.

Ah, e assine o blog para receber o post em seu e-mail a cada atualização.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...