quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

6 dicas relevantes para novos empreendedores culturais

 Empreendedorismo é mais do que abrir um próprio negócio: é criar uma opção de vida profissional que muda a sua vida e a de quem está em sua equipe

Trabalhe sem estresse (imagem: Wix)

Olá.

Na economia criativa, como em qualquer segmento de mercado, empreender é uma opção para poucos, seja por vocação, seja por oportunidade. Empreendedorismo é mais do que abrir um próprio negócio: é criar uma opção de vida profissional que muda a sua vida e a de quem está em sua equipe.

Num ambiente como o cultural e artístico, uma das melhores opções de vida é o do empreendedorismo, que nada mais é do que viver de sua própria criação, fazer da arte uma fonte de renda. São empreendedores tanto os sócios de uma grande produtora de cinema quanto o artesão que ganha a vida vendendo seus próprios quadros na praia, no verão.

E quem vive de criatividade tem um desafio ainda maior, que é o de produzir mais e melhor criações bem-sucedidas e de qualidade. Para que isso ocorra, é preciso que os empreendedores criativos estabeleçam um planejamento econômico e financeiro e disponha de uma estrutura que ofereça mais qualidade e produtividade.

Para ajudar a quem está nesse caminho, o VisibilidARTE compilou seis dicas para ajudar quem está começando nesse caminho. Bom proveito.



Esqueça endereços badalados - Você quer montar um escritório, um ateliê, um estúdio ou algo similar? Pense bem na localização. O ponto comercial não precisa ser nos bairros mais badalados da cidade, especialmente se você mora numa capital. Quanto mais nobre o CEP, mais caro é o aluguel. Por outro lado, esqueça aquela casa charmosa do subúrbio, se o local é de difícil acesso, sem opções de transporte, alimentação e um comércio nas proximidades. 

Busque um meio termo: opte por locais próximos de estações de trem, metrô ou que tenha grande oferta de linhas de ônibus, mas sem ser distante. Tendo como referência o centro da cidade, pense em locais com distância que corresponda a um tempo de deslocamento próximo a 20 minutos. Acima disso, esqueça.

Leblon? Esqueça, se a grana é curta
(foto: Wikipedia)

Não tem um escritório? Não se preocupe - Se você não tem um ateliê, um escritório, um estúdio porque você trabalha em sua própria casa, isso não é mais um problema. Existem locais onde você pode alugar salar por hora para fazer reuniões, com uma boa infraestrutura, como telefone, fax (se você ainda usa...), pontos de acesso à internet por cabo e wi-fi, água, café etc... a um custo muito baixo. Isso ajuda a manter sua despesa baixa e ainda pode impressionar seus clientes e parceiros.

Agende-se sempre - Quem empreende precisa ser organizado. É importante agendar toda e qualquer tarefa de sua empresa. Pagamentos, reuniões, horário para produzir etc..., tudo isso deve ser programado. Não é nada pior do que prazos descumpridos, atrasos e correria. Não precisa usar as agendas de papel. Smartphones já vêm instalados com serviços de agenda. 

Se precisar de algo mais sofisticado, existem aplicativos que podem te ajudar. Celulares com Android, por exemplo, podem recorrer ao Google Agenda, que pode ser atualizada em qualquer computador, a qualquer momento. Se o melhor momento para escrever seu livro, por exemplo, é à noite, com todos dormindo, planeje-se para as burocracias ao longo do dia.

Viva na nuvem - Esqueça softwares piratas ou pagar por programas de computador que podem ser substituídos por aplicativos que estão na nuvem. Esse conceito é, na verdade, a possibilidade de utilizar softwares que podem ser acessados em qualquer computador. É porque eles estão "instalados" na internet, basta uma conta para acessá-los. Processadores de texto, planilhas eletrônicas, calendários, bancos de dados, são várias as opções de programas na nuvem. 

Exemplos são os programas do Google (novamente ele), que podem ser utilizados desde que vê disponha de um e-mail com eles. Além disso, você pode armazenar arquivos dos mais variados tamanhos, evitando a preocupação com HDs, DVDs e pen drives. Aplicativos como o Dropbox (o mais conhecido) também garantem acessos pelos celulares. Avançando nesse caminho, existem até aplicativos de planejamento financeiro que estão na nuvem. Gratuitos ou mediante pagamento de pequena taxa (ou assinatura), eles permitem a praticidade de acesso em qualquer lugar e possuem recursos semelhantes a de softwares tradicionais.

A nuvem a seu alcance (foto: reprodução internet)

Cuidado com os tributos - Taxas, impostos e tributos têm que estar em dia. Esta é uma condição indispensável para quem empreende - inclusive os criativos. Produtores culturais, por exemplo, têm que estar em dia com os impostos, pois um dos requisitos para captação de recursos é a apresentação de certidões negativas de débito. Vale tanto para o IPTU de sua casa ou ponto comercial quanto para o recolhimento do Imposto de Renda trimestral, no caso de pessoas jurídicas. Crie agendamentos dos tributos, com lembretes que antecedam em torno de cinco dias.

Não misture suas vidas - Você tem sua empresa, sua matéria-prima é sua criatividade, tem conseguido fazer seus projetos com relativo sucesso, mas... o tempo deixa de te pertencer. É, amigos e amigas... a vida é dura. Mas, seguindo o conselho do planejamento, busque não misturar as estações, principalmente se trabalha em casa. Reserve horas para você e sua família (se for o caso). Nada de levar trabalho para a cama, mesa ou o bar. Pratique exercícios físicos. Mantenha sua dieta. Tenha seus minutos para sua religião, se seguir uma. Brinque com seus filhos. Por alguns momentos, desfrute sua vida por alguns momentos sem preocupações.

Dica bônus track - Ah, e se seu empreendimento está crescendo, não seja pão-duro, abra um pouco a mão (brincadeira...) contrate. Não precisa ser seus funcionários, se for algo temporário, mas divida a tarefa. Em alguns casos, é possível contar com serviços como secretária por um dia e motoboys para entregas, entre outros serviços, que ajudam a diminuir a carga de trabalho que a burocracia possui. Se cresceu muito mais, é hora de rever a estrutura.

Boa sorte.

Leia também:

O que é viver de arte?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...