quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Seletiva - os principais fatos da semana - 09/02 a 15/02

Seletiva - a semana de 09/02 a 15/02
Excepcionalmente nesta quarta-feira de cinzas

Artes plásticas

Tomie Ohtake - O adeus de Tomie Ohtake, aos 101 anos, foi um dos principais assuntos das artes brasileiras. A artista plástica de 101 anos estava internada com pneumonia e respirava com ajuda de aparelhos.

Era considerada a grande dama da pintura nacional e dona de traços únicos, que relacionavam forma e cor. Chegou ao Brasil em 1936 e começou a pintar na década de 50, e também criou esculturas, com diversas obras em vários pontos da cidade de São Paulo, onde sempre viveu no país.

Produção Cultural

Edital - O BNDES divulgou sua lista de selecionados no edital que abriu para patrocínio de projetos culturais. Os projetos que receberão os recursos, entre março e agosto, são em total de 12, entre eventos musicais e literários.




Audiovisual - TV

Estreia - A TV Globo iniciou a segunda temporada do programa humorístico Tá no Ar, que alcançou bons índices de audiência. A crítica especializada considerou que o programa continuou com sua principal característica: um humor ácido e irreverente, sem poupar mesmo a própria emissora.

Novela 1 - Ainda na Globo, esta semana começaram as chamadas da nova novela das seis, "Sete Vidas".

Novela 2 - Alexandre Nero será o protagonista da novela das 21 horas, "Favela Chic", que sucederá Babilônia - esta, estreando depois da atual, Império - onde Nero é protagonista. A escolha ocorreu após Murilo Benício deixar a produção.

Audiovisual - Cinema

50 Tons - Os destaques da semana no cinema foram a estreia do filme "50 Tons de Cinza", baseados no livro homônimo que gerou inúmeras citações na mídia quando lançado, e os preparativos para o Oscar, que acontece na semana que vem.

No lado brasileiro, a expectativa recai sobre o documentário de Win Wenders sobre Sebastião Salgado, "Sal da Terra".

Bilheteria - Dados da Ancine indicam que o mercado de exibição brasileiro fechou janeiro com a melhor venda de ingressos desde a década de 80. O recorde se deu com a venda de 17,9 milhões de ingressos nas cinco semanas de janeiro, um crescimento de mais de 15% em relação aos 15,5 milhões de bilhetes comercializados em janeiro de 2014. 

O dado é ainda mais expressivo em relação ao preço médio do ingresso, com aumento de cerca de 22% na arrecadação, subindo de R$ 189,1 milhões em janeiro 2014 para R$ 232,2 milhões. Ainda de acordo com a Ancine, a programação dos cinemas obedece a regras diferentes, com limite no número de salas que um complexo para exibição de um mesmo filme.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...