quinta-feira, 16 de julho de 2015

Desvantagens de ter assessoria de imprensa (sim, existem)

Se o projeto é pequeno ou a exposição indesejada, este serviço não é para você


Olá.

Você deve ter lido um post recente, no qual eu comentei sobre as vantagens de se contratar um serviço de assessoria de imprensa. Se não, clique aqui e confira.

Naturalmente, assim como é recomendável recorrer a este serviço, há casos em que não se deve utilizar a assessoria de imprensa. Como disse antes, é um serviço relativamente caro, com suas vantagens indiscutíveis. Mas nem todos realmente precisam ter um assessor de imprensa.

Veja por quê.



É um serviço caro - Um serviço razoável de assessoria de imprensa não sai por menos de R$ 2 mil o que afasta iniciantes e pequenos empreendedores culturais. E nem é todo o caso que demanda uma imprensa especializada. Imagina, por exemplo, uma editora especializada em pequenas tiragens, para autores iniciantes, que possui bons títulos. 

Eventualmente, uma assessoria de imprensa pode ser uma boa saída, editoras de porte (bem) pequeno trabalha com custos apertados, sem espaço para dedicar R$ 2 mil por mês para uma divulgação que não precisa atingir um público demasiadamente grande.

Da mesma forma, artistas que não são tão demandados pela imprensa ou que já possuem habilidade e prática para lidar com jornalistas não precisam pagar contratos mensais - embora possam contratá-los para trabalhos esporádicos (o chamado job, no jargão).

Meu público é pequeno - Nesta mesma linha, existem casos de pessoas que não têm grandes públicos, mesmo que busquem ampliação. Por exemplo: fãs de chorinho ou admiradores de dança contemporânea ou ainda bandas de ritmos regionais no Norte do país. Nesses casos, é recomendável contratação por job, quando há uma divulgação pontual a ser feita.

Não quero que me comandem - Um serviço de assessoria de imprensa é muito complicado para quem não gosta de seguir ordens ou orientações - em outras palavras, gosta de se sentir livre para decidir sozinho o rumo de sua própria comunicação. É um risco, mas quem realmente se sente incomodado em ser gerenciado deve reconsiderar a possibilidade de contratar.

Assessoria de imprensa exige disciplina por parte do assessorado, e isso inclui não dar números de celular para jornalistas ou declarações sem acerto prévio com esses profissionais (quando isso acontece, para quem escreve é muito bom, mas nem sempre pode ser para quem fala...)

Tiro de canhão para matar passarinho - Quando você tem projetos de alcance limitado ou específicos demais, uma assessoria de imprensa pode obter um resultado tão acima que pode comprometer mesmo seu negócio. Imaginem, no nosso caso específico de nossa editora fictícia, que seu assessor de imprensa conseguiu emplacar uma resenha de um dos livros em um jornal do Rio de Janeiro ou São Paulo.

E imagine que essa resenha tenha sido tão positiva que elevou absurdamente a procura pelo livro em várias partes do país - sendo que a tiragem é de 500 exemplares. Será que essa pobre editora terá condições de pedir uma tiragem de, por exemplo, 5 mil exemplares (dez vezes mais) para tentar dar conta? E depois, mais dez? Mais 50 mil exemplares? Às vezes, uma divulgação acima do limite atrapalha mais do que ajuda.

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Até mais.

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