segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Seletiva - os principais fatos da semana - 01/02 a 07/02

Olá.

Essa é uma experiência do VisibilidARTE, uma "versão beta": a coluna Seletiva - uma sinopse semanal com os principais assuntos do meio cultural. Vamos testar a publicação aos sábados ou aos domingos. Até o nome é provisório e pode mudar. 

Mas o que não muda é o compromisso de oferecer um conteúdo relevante para você. 

Bom proveito.

Seletiva - A semana de 01/02 a 07/02

Audiovisual - TV

Xuxa na Record - A notícia da semana foi o anúncio da Record de que fechou a negociação com a apresentadora Xuxa Meneghel para apresentar dois programas na emissora.  Especula-se que receberá um salário em torno de R$ 1 milhão e merchandising. Até este domingo, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato, mas é questão de tempo, de acordo com a imprensa especializada.

O que importa: a nova casa da Xuxa representa novas oportunidades para profissionais da produção, considerando que ela terá dois programas. A grande dúvida, segundo os jornalistas especializados em televisão, é se a Xuxa ainda tem atratividade no mercado publicitário.



Adeus à Odete Lara - Morreu aos 85 anos vítima de infarto a atriz Odete Lara. Conhecida pelos papéis no Cinema Novo, ela teve como marca o primeiro beijo lésbico do cinema brasileiro, com a atriz Norma Benghell. Atuou na TV, sendo seu último trabalho a novela Pátria Minha, de 1994.

Felizes para Sempre? - A série lançada pela Globo como parte das comemorações dos 50 anos terminou na sexta-feira (6 de fevereiro) com alta audiência e repercussão. O último capítulo encerrou com 20 pontos de média, índice alto para o horário. O penúltimo capítulo teve 17 pontos, média verificada na maioria dos episódios.

Música

Marchinha como patrimônio - O município do Rio de Janeiro estabeleceu que a marchinha de carnaval é um patrimônio imaterial.

Axé 30 anos - O axé music, gênero musical originado na Bahia, completou 30 anos num momento de reavaliação, disputando espaço com novos ritmos brasileiros como o funk ostentação, o sertanejo universitário e o crescente sucesso do arrocha.


Política

Lei Rouanet na berlinda - o ministro Juca Ferreira disse que pretende mudar o teto da renúncia fiscal da Lei Rouanet.  Embora continue em 100%, o valor a ser repassado para os projetos culturais pode ser de 80%, ficando os 20% restantes direcionados para o Fundo Nacional de Cultura (FNC), para uso em políticas públicas do setor.

Cinema

Brasil de Todas as Telas - A Ancine prorrogou os prazos de inscrição em duas chamadas públicas do programa Brasil de Todas as Telas. Interessados podem submeter propostas de Núcleos Criativos até 23 de fevereiro, e de Desenvolvimento de Projetos até 2 de março.

Prêmio - Alejandro González-Iñarritu, diretor de "Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância)", foi premiado no sábado (7) como o melhor da categoria pelo Sindicato dos Diretores. O filme é um dos concorrentes ao Oscar, com nove indicações.

Paulo Coelho nos EUA - O filme "Não pare na pista – A melhor história de Paulo Coelho" terá exibição nos EUA, com a venda dos direitos para a Music Box. O filme foi rebatizado em território americano para "The Pilgrim".

Nomes

Américo Martins assumiu o comando da EBC após deixar o cargo de superintendente de Jornalismo e Esportes da Rede TV. Ele assumiu o cargo de diretor-geral da emissora estatal depois de quatro anos na Rede TV.

@visibilidarte


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...