As novas mídias fizeram de assessores de imprensa uma importante ferramenta de comunicação
Coletiva do Paulo Cesar Pereio: quando uma assessoria de imprensa é importante?
(Foto: Reprodução da Internet)
(Foto: Reprodução da Internet)
Olá.
Serviços
de assessoria de imprensa são essenciais para quem precisa divulgar
trabalhos, projetos ou ações. Também são importantes quando artistas são
muito demandados por jornalistas. E para quem se encontra no meio de
uma crise, que exige medidas para preservar a imagem diante de situações
delicadas.
O
profissional de assessoria de imprensa intermedia a relação entre a
fonte e a mídia, seja para ações proativas - divulgações, por exemplo -
como para atender demandas de repórteres por entrevistas, bem como para
gerir crises de imagem, que podem destruir reputações.
Atualmente, com as novas mídias, assessoria de imprensa, relações públicas e comunicação digital, além de um pouco de marketing de conteúdo,as assessorias de imprensa deixaram de ser uma mera opção e tornaram uma importante ferramenta de comunicação.
Atualmente, com as novas mídias, assessoria de imprensa, relações públicas e comunicação digital, além de um pouco de marketing de conteúdo,as assessorias de imprensa deixaram de ser uma mera opção e tornaram uma importante ferramenta de comunicação.
Inicialmente,
um dos objetivos de se contratar um serviço de assessoria de imprensa
era o de economizar com publicidade ao se obter mídia espontânea para
divulgação de marcas, produtos e serviços.
A resposta é: depende.
Há vantagens?
Há vantagens?
Sim. Vivemos num momento em que a mídia tradicional em geral perde
relevância e espaço para a internet, especialmente para as redes
sociais. Cada vez mais as pessoas se expõem em perfis criados em redes
onde curtir, compartilhar, comentar, criar conteúdos e interagir são a
nova ordem mundial. Ficar de fora significa, para alguns, não existir.
Ok,
descontando os exageros, ainda está em vigor aquela velha máxima segundo a qual todo
artista deve ir aonde seu público, para a
sobrevivência de quem tem os dois pés nas artes.
Além
disso, qualquer um com um pouco de tempo e disposição pode criar
um blog ou mesmo um site sobre qualquer assunto. Além disso, cada perfil num Facebook ou Twitter, por exemplo, pode ser considerado como uma mídia - afinal cada postagem é lida, curtida, comentada e compartilhada da mesma forma.
Mas
ainda assim, nem todos os criadores, artistas e produtores precisam ter uma
assessoria de imprensa, mas aqueles cujo trabalho realmente demanda um
serviço como este. Bem-feito, é um serviço que traz resultados
muito relevantes, mas, infelizmente, não é barato.
Então, quando é vantagem para você contratar uma assessoria de
imprensa?
Turbinar sua imagem - Um artista vive
de imagem; por isso, aparecer é crucial. E essa necessidade torna-se mais latente quando a pessoa não é
conhecida ou tem pouca visibilidade. Em alguns momentos, um profissional qualificado pode ser ideal para elevar a visibilidade de modo eficiente, de forma inteligente, sem que as iniciativas em questão sejam vistas como uma mera tentativa se de manter na mídia.
Evidentemente que não
estou falando dos flagras armados, plenamente conhecidos e identificáveis. No entanto, essa estratégia é muito utilizada de forma eficiente exatamente por personalidades de mídia (as conhecidas subcelebridades).
Divulgar seu trabalho ou projeto cultural - Um dos principais motivos para se contratar assessoria de imprensa, pois é a divulgação que faz com que as pessoas saibam que há um novo filme em cartaz, ou sobre o show de uma banda consagrada de rock no país.
Enquanto há pessoas que não precisam fazer esforços para aparecer na mídia, outras precisam estar expostas o máximo de tempo possível para garantir visibilidade para si ou seu projeto. Não adianta pedir para um amigo seu que fez jornalismo há anos fazer a sua divulgação; hoje em dia, o que define uma boa divulgação é uma estratégia inteligente.
Gerenciar
uma crise de imagem - Uma crise de imagem, de forma resumida, é um fato
negativo fora de controle, que pode comprometer a reputação de uma
pessoa, empresa ou marca. A
crise é aquela que arranha a imagem por longo tempo. Causa problemas no
futuro, quando mal gerenciada no presente.
Uma declaração inadequada numa rede
social; um comportamento antissocial, um ato de indisciplina, um
acidente... Um gesto mal calculado pode derrubar todo um mito construido em torno de um nome.
Claro que
cada caso é um caso e uma conduta pode ser malvista quando se fala de um
ator consagrado e relevada quando se trata de um cantor de rock, por
exemplo. Mas o flagra indiscreto pode ser inevitável, principalmente porque diante de celulares que fotografam e filmam, um escândalo que poderia ser tratado de forma reservada pode se tornar um problema de grandes proporções.
Filtrar
muitas demandas de imprensa - Artistas precisam produzir, criar,
representar. Quando um nome em questão está no auge, muito badalado, pode
atrair mídia numa proporção elevada a ponto de comprometer seus compromissos.
Um assessor de imprensa não é um secretário (nada contra quem trabalha nesta área), mas é um profissional que ajuda a organizar a agenda e estabelecer uma rotina para criadores, estabelecendo momentos para entrevistas diante de uma agenda apertada de shows ou gravações, por exemplo.
Elevar a presença na internet - Não basta apenas lidar com jornalistas. Os assessores modernos criam conteúdos para blogs, ajudam a relacionar-se com fãs e seguidores em redes sociais, ajudam na criação de conteúdos de vídeo para a internet e ajudam até mesmo na elaboração de sites oficiais. Ou seja, mais do que buscar os canais tradicionais de midia, os assessores de imprensa são importantes geradores de conteúdo, abastecendo fãs e veículos de imprensa de informações.
Volto ao tema em breve, sempre que possível - mas você também pode me sugerir posts, se quiser.
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Até o próximo post.
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